São Paulo – O segmento de automóveis premium poderá crescer até 20% em 2022 na comparação com 2021, de acordo com as projeções divulgadas por Aksel Krieger, presidente da BMW no Brasil, e João Oliveira, diretor de operações e inovação da Volvo Cars, que participaram do último painel do Congresso Perspectivas 2022, realizado de forma online pela AutoData Editora na sexta-feira, 22.
Krieger apresentou padrão de 10% a 20% de incremento nas vendas do ano que vem. João Oliveira seguiu na mesma linha e disse que o meio do caminho desses dois índice pode ser um bom patamar, mas lembrou de um ponto de atenção que deverá continuar em 2022:
"Acho que o que determinará se ficaremos mais perto dos 10% ou dos 20% de crescimento será o tempo que demorará para retomar a disponibilidade de produção por causa da crise dos semicondutores".
Os importadores também estão de olho na discussão sobre a Letec, Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum, que baliza tarifa de importação de veículos híbridos e elétricos. Está em discussão com o governo e poderá ser alterada, o que preocupa o setor que investe em novidades eletrificadas.
Mas os executivos apostam em uma definição que seja boa para os dois lados, até porque já estão comprando veículos para entrega em janeiro e fevereiro.
Em 2022 o avanço da eletrificação pelo segmento premium ganhará ainda mais força com lançamentos já confirmados pela Volvo, como uma versão mais barata do XC40 elétrico e o modelo C40. No caso da BMW serão vinte lançamentos, a maioria eletrificados, e ainda pode haver um novo modelo nacional:
"Ainda não posso dar spoiler, mas posso prometer que investiremos. Em novembro contaremos melhor sobre esse investimento para o mercado brasileiro".
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